Foto: Jangada Filmes

No dia 23 de outubro de 2020 o MONPAD, Movimento Nacional de Autodefensores, completa 4 anos. O MONPAD foi idealizado pela Federação das Associações Pestalozzi do Rio de Janeiro que, motivada, principalmente, pela incorporação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência à legislação brasileira criou, em 2009, o Movimento Estadual de Autodefensores. Naquele mesmo ano, a entidade realizou a primeira edição do Fórum Estadual de Autodefensores e, posteriormente, em 23 de outubro de 2016, a Federação Nacional das Pestalozzi, durante a realização do XIV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi, na cidade de Aracruz/ES, implantou o Movimento Nacional de Autodefensores Pestalozziano e realizou o I Fórum Nacional de Autodefensores do Movimento Pestalozziano. O Movimento é composto por pessoas com deficiência, que são atendidas na Rede Pestalozziana em todo Brasil.

Dentre as atribuições do MONPAD estão à defesa dos direitos das pessoas com deficiência, a busca por equidade no acesso ao mercado de trabalho, e a luta para que a legislação que assegura o direito à acessibilidade em espaços culturais, de lazer, turismo, transporte, entre outros, seja cumprida.

A Associação Pestalozzi de Osasco a partir do seu Fórum dos Usuários, espaço constituído com a finalidade de fomentar, incentivar e qualificar a participação dos usuários, constituiu, também, em abril de 2018, o seu Grupo de Autodefensores. Atualmente, o grupo é constituído por 11 membros, que, semanalmente, se reúnem para discutir sobre os direitos das pessoas com deficiência no município de Osasco.

Open chat